REFLEXÃO: como ficará o mercado no pós-pandemia?
Atualizado: 20 de Mai de 2020
Por: Gustavo Santos - @gustavosantos.1991
Acompanhando o movimento das redes sociais, análises de noticiários, artigos de especialistas e economistas, muitos falam de mudanças drásticas em relação ao consumo e produção pois afirmam que haverá mudanças profundas nos hábitos de forma global. Em parte, isto é verdade, visto que a exposição a um longo período de isolamento cria novos hábitos e, assim, muda a forma como toda a sociedade funciona. A recuperação no Brasil deve ser gradual e lenta, principalmente pelo fato do País ser muito dependente do comércio de commodities. Assim, veremos uma diminuição nas vendas para seu principal parceiro comercial, a China. E isto impacta diretamente nos índices de desemprego, gerando um efeito cascata e diminuindo o consumo. Provavelmente, será nesse ambiente que teremos que empreender nos próximos anos, lidando com ainda mais incertezas, melhorando nossos produtos e serviços; além de entender melhor os mercados onde estaremos inseridos. Uma tendência que deve ser acelerada nestes tempos de quarentena e pós-pandemia certamente será o aumento da terceirização de serviços. Muitas indústrias já estavam implantando esta modalidade na sua cadeia administrativa e produtiva, mas no contexto atual, viram a oportunidade de acelerar este processo afim de diminuir as perdas.
Neste contexto de queda do faturamento e reparação de danos, infelizmente haverá muitas demissões. Mas também veremos a criação de novas oportunidades, como contratação de agências, fábricas, estúdios e profissionais (freelancers) que entregam um serviço sob demanda.
Estas mudanças criarão ainda mais oportunidades e vão acelerar processos já em curso, como o e-commerce, serviços relacionados a internet e produtos relacionados a tecnologia. Mas este tema ficará para um próximo post!

O Pensador (Le Penseur) de Auguste Rodin
E você? O que acha destas mudanças?
Gostou?
Utilize as informações para traçar estratégias de marketing, repensar o posicionamento da marca e o direcionamento do seu produto.
Compartilhe!
Envie para quem possa interessar e ajude nossa comunidade ainda mais.